Quarta Colônia

QUARTA COLÔNIA UMA VIAGEM NO TEMPO!!!

Período: 25/01/2021 até 30/11/2021

QUARTA COLÔNIA - RS

UMA VIAGEM NO TEMPO!

AGUDO - DONA FRANCISCA - SÃO JOÃO DO POLÊSINE - SILVEIRA MARTINS -

IVORÁ - PINHAL GRANDE - NOVA PALMA- FAXINAL DO SOTURNO E RESTINGA SECA

06 NOITES E 07 DIAS

 

Quarta Colônia de Imigração Italiana é uma região localizada no Rio Grande do Sul, na Mesorregião do Centro Oriental Rio-grandense, que foi o quarto centro de colonização italiana e o primeiro fora da Serra Gaúcha na então Província do Rio Grande do Sul.

Próxima ao município de Santa Maria, engloba os atuais municípios de Silveira MartinsIvoráFaxinal do SoturnoDona FranciscaNova PalmaPinhal Grande e São João do Polêsine, além dos municípios de Agudo,e, Restinga Seca.

O nome da região foi definido por ser a quarta área de assentamento para os imigrantes italianos que vieram para o Rio Grande do Sul no século XIX, apenas depois de Caxias do Sul, (com a denominação antiga de Campo dos Bugres), Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves) e Conde d'Eu (hoje Garibaldi), e a primeira fora da Serra Gaúcha.

O local escolhido ficava distante dos demais núcleos de imigração italiana, mas favorecido pelas boas condições da região, que permitia o uso nos cultivos de uva e fumo. Foi criada em 1877 e recebeu o nome de Colônia Silveira Martins, homenagem ao senador do Império do Brasil e Presidente da Província do Rio Grande do SulGaspar da Silveira Martins, que defendia o processo de imigração italiana para a Província. Foi composto inicialmente por 70 famílias que subiram o Rio Jacuí até Rio Pardo, percorrendo o restante do caminho em carros de boi até a localidade de Val de Buia. 

Antes de todo o legado Italiano nossa região foi primeiramente colonizada pelos Alemães que chegam na região mais precisamente no muncípio de Agudo em 1857, os primeiros imigrantes alemães luteranos, provenientes da Pomerênia, desembarcando no Cerro Chato as margens do Rio Jacuí e os provenientes da Boêmia chegam em 1876

Vale ainda ressaltar que no município foram encontrados  vestígios arqueológicos das tradições humaitávieira e tupi-guarani. Esses índios foram aldeados nos séculos XVII e XVIII nas missões jesuíticas espanholas. Ainda contamos com todas as descobertas dos dinossauros na nossa região.

Em 1988 a região recebe um ilustre visitante que se torna morador e fundador do Distrito Recanto Maestro- O Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, Antônio Meneghetti.

O Prof. Antônio Meneghetti cria  Associação Brasileira de Ontopsicologia oferecendo cursos de formação de líderes e a AMF – Antonio Meneghetti Faculdade. No Recanto Maestro você encontra empresas de diversos setores em produtividade, trabalho e ação contínua, que desenvolvem jovens e profissionais, além de intensificarem a economia e negócios de toda a região

Atuamente as Termas Romanas Recanto Maestro, único Parque Termal de água salgada, A construção do parque termal iniciou oficialmente em 2016 com iniciativa e responsabilidade de inteligência empreendedora do Sr. Roberto Argenta, inspirado muitos anos antes já com o pensamento e orientação do  Prof. Antonio Meneghetti, que identificou o potencial deste local como fonte de águas termais.

Diante desse cenário histórico esse roteiro apresenta recortes dessa história de colonizações, com apresentação de cenários típicos, regados com toda essa herança cultural, saberes, sabores,...presentes na  gastrônomia, artesanato, religiosidade, arquitetura e em uma natureza exuberante.

Venham vivenciar essa história!

1ºdia Quinta - Feira – Agudo, Dona Francisca e Recanto Maestro.

Em Agudo, faremos o Tour Pomeranos  da Serra - comunidade próxima a cidade onde visitaremos as propriedades rurais,  conhecendo sua maneira de viver e trabalhar, contato com a excencia dos moradores, região serrana a 25 km de Agudo, onde encontramos o Recanto das Frutas é um sonho realizado através de muito amor e dedicação. Um local rico em vida, mágico pelas suas terras férteis capazes de produzir os melhores alimentos para uma vida saudável e saborosa,  além de ver o artesanato dos moradores que trabalham com madeira (incluindo madeira de demolição e produtos florestais). cestos de cipó... todos confeccionados no local.

Encerramento com o sabor da comida caseira em almoço na  Casa da Raquel, moradora da localidade.

Após essa experiência vamos continuar nosso tour em direção a Dona Francisca.

Chegada em Dona Francisca às margens do rio Jacui Dona Francisca é a terra do primeiro coroinha beatificado do mundo, Adílio Daronch, que juntamente com o padre Manuel Gómez González foram martirizados porque defendiam a harmonia e concórdia, entre maragatos e chimangos e defendiam as causas da fé, denunciando tudo o que instigava a guerra e discórdia entre as pessoas.

Visitaremos o Parque Histórico Obaldino Benjamin Tessele, encontra-se Monumento à Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira do Município e réplicas de casas tíoicas Alemãs e Italianas encerrando com a uma experiência emocionante na Igreja São José. Nesse tour iremos degustar da cerveja produzida na cidade a Monte Santo.

18 30hs prevista a chegada do Hotel Recanto acomodações nos aptos e Jantar no Restaurante do hotel.

2º dia – Recanto Maestro. 

Após o café da manhã encontro na recepção para o inicio do nosso Tour - Tour do Recanto Maestro o Distrito se divide entre os municípios de São João do PolêsineRestinga Seca.

A localidade é famosa por abrigar vários empreendimentos feitos pelo italiano  Prof. Antonio Meneghetti, como a Antonio Meneghetti Faculdade, a Fundação Antonio Meneghetti e a Associação Brasileira de Ontopsicologia. Esta última produziu um filme intitulado Recanto Maestro: de um Local Abandonado a um Centro Internacional de Arte de Cultura Humanista, mostrando a evolução do distrito, desde o registro histórico sobre a imigração italiana até os dias atuais., assim iremos conhecer um pouco do local que estamos nos hospedando.

Conhecer as belas estruturas, visuais deslumbrantes e histórias que compõem a paisagem do Recanto Maestro. O roteiro do circuito passa pelos seguintes locais:

- Hotel Business Center Recanto

- Condomínio Recanto Maestro e Espaço Valmar

- AntonioMeneghetti Faculdade

- Condomínio de Empresas

- Sede da Fundação AntonioMeneghetti

- Galeria de Arte - La Galeria OntoArteDel’MaestroAntonioMeneghetti

- Hotel Capo Zorial

- Sede da Orquestra Jovem Recanto Maestro

-Condomínio Águas Claras

- Casa Recanto

- Termas Romanas

Realizaremos paradas em alguns destes pontos de visitação para conhecermos o ambiente interno.

Almoço no Restaurante Di Paolo

Menú: Sequência de Galeto Al Primo Canto

Sopa de capeletti
Pão caseiro
Galeto Al Primo Canto
Massas (Spaghetti, Talharim, Nhoque, Nero Bianco, Penne Integral e Nhoque), Molhos (tradicional, Tomate Seco, Funghi, Quatro Queijos, Noccioli, Pomodoro, Manteiga e Sálvia, Bolonhese* e alho e óleo)
Polenta frita
Polenta na chapa (brustolada)
Queijo à dorê
Salada de batata com maionese
Radicci com bacon
Salada de folhas
Sobremesas da casa.

E o encerramento do nosso tour será nas Termas Romanas para usufruir das propriedades das águas termais.

18hs  Encerrado com uma degustação na Vinícula Domus Mea.

Vinícula Domus Mea. 

Apreciadores de um bom vinho sabem vivenciar o intervalo entre abrir uma garrafa e saborear o líquido.O som da rolha sendo removida, o perfume que exala pelo ambiente... Tudo contribui para esse ritual imperdível. Mas antes desse capítulo existe toda a história das parreiras, da colheita das uvas, da sua seleção e o processo de alquimia que transforma a perfeição das frutas na bebida que é amada há milênios, por tantos povos, por enobrecer os mais variados momentos.

Inebriado por essa paixão, está Edi Kante, um italiano da região de Trieste, que queria fazer vinhos brancos finos no Brasil.Seu envolvimento com o segmento é tão amplo que ele é um verdadeiro vitivinicultor, ou seja, traz no sangue o amor pelo cultivo das vinhas e a fabricação de vinho. O local escolhido para ver essa realidade se concretizar é Recanto Maestro, no município de São João do Polêsine-RS, integrado na cultura trazida ao Brasil pelas famílias que fundaram a quarta colônia de imigração italiana, no início do século passado.....e o restante dessa história você irá conhecer com uma Degustação  de Vinhos Esperienza Serata Vinícola Domus Mea.

INCLUI:
- Degustação de Vinhos Esperienza Serata Vinícola Domus Mea*
- Tábua de Frios, torradas, Geléias

Vinhos:
1º Brut  Nature 2017
2º Sauvignon Blanc 2012
3º Traminer | Pinot Grigio 2012
4º Bianco dei Bianchi 2009

Após retorno ao Hotel – Jantar no Hotel.

3ºdia  Faxinal do Soturno e Recanto Maestro.

Após o Café da manhã conheceremos o município de Faxinal do Soturno - situado na Depressão Central, no coração do Rio Grande do Sul, entre o Jacuí a leste e a Serra de São Martinho a oeste.

Emancipado em 1959, Faxinal do Soturno possui uma área territorial de 180 km², com um relevo privilegiado formado por montes e vales, recortado por rios e grutas, proporcionando um conjunto harmonioso que lhe dá muita beleza.

Iremos até a Ermida de São Pio no Cerro comprido trajeto realizado em carros adaptados 4x4 para maior segurança em executar o trajeto...  A Ermida Construída em 24 de outubro de 2004, no alto do Cerro Comprido, a pequena Igreja surgiu da iniciativa do professor gaúcho, Cláudio Casassola e sua esposa Lourdes Pauletto, hoje, radicadosem Nova Iorque. A iniciativa de construir a ermida foi através da devoção a São Pio, por graças alcanças. A concretização material, arquitetônica e paisagística, foi realizada pelo engenheiro Paulo Pio Soldera, e ao artista que a confeccionou, Juan Amoretti, o qual teve grande apoio da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno. Distante 5 km de Faxinal do Soturno, o local proporciona uma visão completa de toda a região.

Após teremos um experiência de vivenciar uma tradicional FILÓ... Uma das contribuições fortes deixadas pela cultura italiana foi o FILÓ, que consistia basicamente num encontro de pessoas (famílias) na casa de alguém. Nestes encontros o objetivo era rezar, dialogar, jogar, fazer trabalhos manuais, contar casos, cantar e era onde buscavam força para seguir adiante na jornada. Faremos nosso almoço FILÓ na comunidade de Novo Treviso.....

Após o Almoço retornamos para as Termas Romanas.

20hs 20:30hs Jantar Especial no Restaurante Pousada do Recanto

Entrada: Salada rosa (lascas de peito de frango, cubos de abacaxi, beterraba e maionese) sobre folhas verdes. Opcional: sopa agnoline. 
1°Prato: Fusili ao molho tomate seco.
2°Prato: Entrecot angus grelhado ao vinho do Porto com batata xadrez e raspas de limão. Ppcional: tilápia, frango ou filé.
Sobremesa: Banana em calda de vinho chardonay e sorvete de creme

4ºdia  - Silveira Martins, Ivorá e Recanto Maestro

após o café da manhã iremos conhecer a Cidade de Silveira Martins e Ivorá.

... Hoje nosso dia será repleto de emoções com um tour de aventuras ecologicas e também de conhecimento histórico onde conheceremos Silveira Martins o berço da colonização Italiana da nossa região, onde chegaram os primeiros italianos com o sonho de conquistar a América....todo o trajeto será realizado em um caminhão do Exercito adaptado de acordo com a recomendação de capacidade máxima permitida pelo protocolo de saúde estabelecido pelo Estado do RS e pelo município

Esse passeio apresenta opções para se conhecer um expressivo Rio Grande Colonial. São paisagens, cenários e eventos com sotaque característico e sabores inigualáveis. O acesso é privilegiado à Quarta Colônia - berço Imperial de Imigração Italiana no RS.

No cardápio caprichado encontramos delícias como cucas, pães, bolachas, bolos típicos da cultura italiana, além da característica cachaça e licores variados, acompanhando a formação histórica e cultural da região.

E ainda tem muito mais através do turismo ecológico com visita à cascatas e cachoeiras e do aconchegante e acolhedor clima da colônia.

*Visitas* Igreja São Francisco de Padua em Silveira Martins, Casa museu senador Alberto Pasqualini, Cruz do milênio, Memorial das águas, Casa itailana antiga no parque Municipal,Gruta nossa senhora de Lourdes, Cantina sabor D Ivorà, Cascata cara de índio, Ristoranti I Fratelli Moro... após o Almoço nosso destino será São João dos Melos no  Jardim das Esculturas

O Jardim das Esculturas é um espaço de Arte Vivencional, com área de 60.000m², onde são expostas mais de 600 esculturas em pedra, que refletem a busca física e espiritual do autor, hoje o maior espaço de Esculturas em Pedra de Arenito na América Latina esculpida por um único artista.

O espaço nasceu em março de 2005, no desejo de expor aos visitantes obras que levem a reflexão sobre espiritualidade com o contexto holístico. As obras são expostas em grupos temáticos, integradas à natureza, e o visitante pode desfrutar além das belas obras, de áreas floridas, gramados, trilhas, sombra e bancos, criando um ambiente de paz, aconchego e descanso.

Além das esculturas em tamanho natural, o Jardim possui monumentos com mais de 4 metros. O espaço ganha em média de uma à duas peças por mês. Ainda é possível visualizar o escultor ROGERIO BERTOLDO trabalhando na sua oficina. O acervo é uma exposição permanente de propriedade particular. Em meio a esse Jardim faremos um delicioso Piquenique e após retornaremos para o Hotel.

Jantar no Hotel.

5º dia:São Joâo do Polêsine e Recanto Maestro.

Iremos conhecer o município de São João do Polesine  Protegido por um belo vale na tranquilidade do interior gaúcho, o município de São João do Polêsine nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Inicialmente, chamado de Terra de Manoel Py, com o passar dos anos foi chamado de São João do Polêsine, uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista pela boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pó, no norte da Itália.

Dentro dos atrativos que iremos descobrir o Distrito turístico de Vale Vêneto, A grande religiosidade dos imigrantes contribuiu para que fosse fundada a Décima Casa Palotina do mundo, o Seminário Rainha dos Apóstolos, que foi o marco da história palotina no Brasil e América.
Fazem parte da história de Vale Vêneto a Igreja de Corpus Christi, construída no início do século passado, merece destaque o Calvário que foi criado em 1913 com as 14 estações, que contam o Martírio de Jesus Cristo e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que nasceu de uma promessa feita pelo Padre Pedro Bottari, em 1941, em virtude das fortes chuvas que provocaram o desmoronamento de terras e rochas.

O Museu Histórico do Imigrante, contendo verdadeiras relíquias, trazidas da velha Itália. nesse tour podemos adiantar a Degustação na Cachaçaria Gentil  - A Família Stefanel, como várias famílias de descendentes de italianos, tem em seus antepassados um amor especial à terra, donde vem o sustento da família. Resgatando uma tradição familiar iniciada pelo imigrante italianos Victorio Stefanel (nono Stefanel) há mais de um século, a aguardente ‘Gentil’ é produzida a partir dos canaviais cultivados em terras dos descendentes das famílias Stefanel e Tronco, após teremos o privilégio de saborear um delicioso Almoço Típico Italiano no Restaurante da Romilda. 

Cardápio:

  • - Entrada: tabua de frios com polenta frita
  • - Saladas
  • - Sopa de agnoline
  • - Risoto de frango com arroz arbóreo
  • - Nhoque recheado com queijo provolone
  • - Bife à milanesa

Após o Almoço visitaremos um importante local situado na cidade de São João do Polêsine, O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) foi criado com o objetivo de dar suporte à pesquisa paleontológica na região da Quarta Colônia, Rio Grande do Sul (municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, São João do Polêsine, lvorá, Silveira Martins, Nova Palma e Pinhal Grande).

Conheceremos  Os fósseis do CAPPA

Com a missão de resguardar o patrimônio fossilífero do Período Triássico do Sul do Brasil, mais precisamente da região da Quarta Colônia, o CAPPA abriga uma coleção que, apesar de criada há pouco tempo, já possui um acervo de grande relevância científica dentro do contexto paleontológico internacional. Estes fósseis incluem espécimes atribuídos a dinossauros basais, cinodontes, dicinodontes e rincossauros. Muitos ainda estão em fase de preparação e logo serão descritos em periódicos científicos.

Após o encerramento do Tour tempo livre nas Termas Romanas.

19:30hs saída para o jantar em Silveira Martins

6ºdia  Nova Palma, Pinhal Grande e Recanto Maestro.

O município de Nova Palma, tem uma população de cerca de 6.400 habitantes com diferentes e marcantes atrativos turísticos, como seu Balneário Municipal, localizado na sede do município e banhado pelo Rio Soturno, e a Rota das Esculturas, conjunto de 12 obras que ligam os 9 km do trevo de acesso do município ao Jardim das Esculturas, na comunidade de São João dos Mellos.

Além disso, NovaPalma  tem um conjunto de  40 capitéis, distribuídos por todo o território do município, forte  característica da religiosidade italiana, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, a Cascata do Pingo, o Monumento da Salete, entre outros. Marcante também é a diversidade étnica no município, com, por exemplo, a presença do legado das raízes italiana e negra, simbolizadas em especial respectivamente pelo Centro de Pesquisas Genealógicas (o CPG), na sede do município, com um acervo de documentação de mais de 65 mil famílias de imigrantes italianos da região, e pela Associação Remanescente de Quilombo Vovó Isabel, na comunidade do Rincão Santo Inácio, com seus atuantes grupos de música e capoeira.

Nosso tour passará por alguns dos atrativos mensionados com destino a comunidade do Caemborá, localizada na parte leste de Nova Palma, as margens do Rio Jacuí, tem a predominância de descendentes da colonização alemã na região, até o Mirante da Usina Dona Francisca, com esplêndida vista para a usina e seu entorno, Iremos Almoçar no Restaurante Sabor da Casa e após se deciliciar na Fábrica de Sorvetes cremogel.

Após sairmemos com destino a Pinhal Grande O município hoje é composto por descendentes de italianos, portugueses e espanhóis.

A história registra que diversas tribos indígenas viveram nesta região, entre elas, os Tapes. Os jesuítas foram os primeiros homens brancos a chegar até aqui. Vinham catequizar os índios e atuar na criação de gado utilizando a mão de obra indígena.

Em Pinhal Grande encontramos a Usina de Itauba com o Mirante do Paga Peão, onde poderemos ver a dimensão do alague.

Mais conhecido como “Barragem de Pinhal Grande”, o geomonumento Escarpas Alagadas, é identificado como um conjunto de afloramentos em forma de escarpas vulcânicas em área alagada de represa. A área é caracterizada por um belíssimo conjunto de paredões rochosos que possuem de 10 a 97 metros de altura e 385 metros de comprimento. 

Para visitar esses locais é necessário o auxílio de um barco motorizado que parte da usina hidrelétrica de Itaúba. (Nosso Tour iremos apenas no Mirante para apreciar a paisagem).

Estas escarpas são formadas basicamente por rochas vulcânicas e, aliada a sua beleza cênica, existe uma rica biodiversidade, as margens da represa são áreas de preservação permanente, conhecidas como APPs. 

Em razão do geomonumento Escarpas Alagadas apresentar caráter geoturístico bem definido, a região é classificada como de relevância nacional. 

Após retorno ao hotel .

20;30hs Jantar

7º dia Recanto Maestro.

Após o café da manhã.....Passaremos os dia desfrutando do Parque Termal e as 18hs checkout e inicio de retorno a cidade de origem.

Pacote inclui:

  • 06 noites de hospedagem com café da manhã
  • 06 almoços conforme o roteiro descrito
  • 06 jantares conforme o roteiro descrito
  • 03 degustações, cerveja, vinhos, cachaças
  • 01 Pique Nique no Jardim das Esculturas
  • Todos os ingressos e transporte conforme a descrição do roteiro.
  • Acompanhamento de guia local em todos os passeios
  • Entradas nas Termas Romanas 04 dias
  • Não Inclui: despesas de caráter pessoal , extras e bebidas nas refeições.

VALOR POR PESSOA R$2.360,00 ( Dois mil trezentos e sessenta reais) por pessoa em apto duplo OU 10X 245,00

Apto single R$2.560,00 (Dois mil  quinhentos e sessenta reais) OU 10X R$265,00

Condições de Pagamento:

20% de entrada para realização da reserva o restante até o dia da viagem podendo ser parcelado.

Valor válido para grupo mínimo de 15 pessoas

 Todos os trajetos serão realizados em ônibus ou Micro-ônibus de acordo com a recomendações de capacidade máxima permitida pelos protocolos de saúde estabelecidos pelos municípios e o Estado do RS .

  • Observações importantes:

- Na compra do Pacote o cliente receberá um Voucher com todos os serviços inclusos e um mapa ilustrativo para o deslocamento
- Valores expressos por pessoa, em reais (R$): À vista.
- Política para crianças: até 4anos são cortesia e de 5 a 10 anos pagam valor diferenciado.
- O passeio acima é em base regular, ou seja, o valor é correspondente ao serviço realizado em grupo de 15 pessoas.
- Os passeios poderão sofrer alteração no roteiro ou cancelamentos devido a condições climáticas ou fatores de força maior que impeçam aquela atividade.
- Em todos os serviços contratados com a VIAGGIO TUR, é necessário apresentação de documento que comprove a idade no momento do embarque.

Diferenciais VIAGGIO TUR

- Nossa matriz está situada em  faxinal do Soturno no Centro da  Quarta colônia e contamos com ponto de vendas na Casa do Recanto no Recanto do Maestro estamos no ramo desde o ano de 2000.
- Nossa equipe de colaboradores está sempre devidamente uniformizada e pronta para atender as necessidades dos nossos clientes.
- Contamos com motoristas bem treinados e guias de turismo devidamente cadastrados na EMBRATUR.

______

Condições Gerais e Política Comercial

Políticas de Cancelamento
Os serviços de Receptivo*, reservados com a VIAGGIO TUR, seguirão a seguinte política de cancelamento:

  • A - Antecedência de 05 (cinco) a 20 (vinte) dias da viagem, multa de 10% sobre o valor dos serviços de receptivo;
  • B - Antecedência de 04 (quatro) ou menos dias da viagem, multa de 50% sobre o valor dos serviços de receptivo;
  • * As Condições Gerais e Política Comercial da  VIAGGIO TUR são válidas para todos os produto do receptivos comercializados pela VIAGGIO TUR.

Matriz Av. Vicente Pigatto, 724 – Faxinal do Soturno – RS – 97.220.000 (55)3263.1288
comercial@viaggio.tur.br

IMPORTANTE
- Valores sujeitos a confirmações e disponibilidade
OBSERVAÇÕES
- Para o correto andamento da viagem, por motivo técnico ou força maior, a ordem dos programas poderá ser alterada a critério da empresa ou do acompanhante responsável pela excursão, sem prejuízo para o passageiro.
DOCUMENTAÇÃO

SOLICITAR UM ORÇAMENTO / CONTATO

Iniciar ATENDIMENTO!