Blog

Dicas para organizar seu intercâmbio com tranquilidade

Estudar no exterior é um sonho? Então está na hora de começar a torná-lo realidade. Para isso, é preciso seguir algumas dicas, caso contrário, você pode se perder no meio do processo. Afinal, será necessário investir com um bom planejamento. Mesmo que seu curso seja de curta duração, aconselhamos colocar tudo no papel para facilitar a visualização do que falta. Confira nossas dicas que ajudam a começar a organização da sua viagem!

1. Defina seu objetivo

Pergunte-se: o que eu quero fazer em outro país? Esse é o pontapé inicial para quem deseja estudar fora. Existem inúmeras opções: cursos de idiomas, técnicos, pós-graduações, culinária, cinema e arte são só algumas. Também é possível cursar um ano em universidades estrangeiras, por exemplo. Se a ideia é ganhar experiência profissional, há programas de trabalho remunerado ou voluntário em diversos lugares. A dica é conversar com pessoas que já passaram por essa experiência e agentes de viagem, que podem te auxiliar a ver qual o mais adequado à sua proposta. 

2. Determine o tempo de duração

Depois de estabelecer suas metas, pense no tempo que deseja ficar fora - não vale pra sempre, hein. Esse tempo depende também de quanto você pode investir. Hoje, existem cursos intensivos a partir de duas semanas e que cabem nas férias das pessoas mais ocupadas. Além disso, idade não é desculpa: é possível viajar até mesmo com toda a família ou para High Schools, em que se cursa o ensino médio no exterior. 

3. Escolha o destino

Definindo o objetivo e o tempo de duração, chega o momento de escolher o destino. Para isso, questione-se:

  • Esse destino tem lugares e passeios que combinam comigo?

  • Qual o lugar que está mais adequado ao meu orçamento?

  • Vou me adaptar às condições climáticas do país?

  • Sou mais cosmopolita ou prefiro a natureza?

  • Quero trabalhar durante o intercâmbio?

4. Pense no seu nível de conhecimento do idioma

Você se vira no inglês ou em outras línguas estrangeiras? Muitos especialistas acreditam que é importante ter um nível intermediário do idioma antes de viajar; porém, não é uma regra. É possível tirar muitas vantagens dessa experiência mesmo se o conhecimento for pouco. De qualquer forma, tente estudar um pouquinho sobre a língua oficial do país escolhido antes de viajar.

5. Verifique a documentação necessária

A documentação é fundamental para viajar com tranquilidade. É indispensável ter um passaporte. Se você já possui, confira o prazo de validade para não correr o risco de ele expirar durante a viagem. Quem precisa obter o documento deve fazer o agendamento no site da Polícia Federal. Outro aspecto importante é conferir se o destino exige visto. A documentação varia conforme o país e depende do período de viagem. 

6. Fique de olho no valor das passagens

Preste muita atenção nas variações de preço das passagens, pesquisando sempre os melhores preços e aproveite todos os descontos possíveis. 

Ficou mais fácil pensar no seu intercâmbio, né? Conte conosco para te ajudar a realizar esse sonho!

14/04/2020
Iniciar ATENDIMENTO!